quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Sessões de estudo e planejamento do semestre 2015.2

As sessões de estudo e planejamento ocorrem de acordo com o calendário das equipes que atuam nas escolas. Os planejamentos acontecem geralmente nas escolas.



Temas de estudo por escola:
Escola Justiniano de Serpa
03 e 11/09 – estudo sobre o tema Estágio e Docência. Estudo com base na leitura sobre teoria e prática docente. PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2009.
30/09 e 07, 22/10 – estudo sobre a memória das cidades, paisagem e espaço.
Leitura e resolução de questões relacionadas aos temas de estudo para o ENEM. Estudo e preparação de material didático para as atividades relacionadas à temática Patrimônio Histórico e Cultural do Ceará.

Sessões de estudo e planejamento Interdisciplinar na escola Liceu de Messejana:
Data 03/09 – estudo sobre os saberes docentes com base no texto de Tardiff, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Data: 03/09/2015 – planejamento interdisciplinar. Os Pibidianos de Geografia, Letras e Filosofia se reuniram na sala dos professores para debaterem sobre a escolha do tema a ser abordado em conjunto de forma interdisciplinar. Após a escolha, foi discutido como seriam elaboradas as questões a serem trabalhadas junto aos alunos.
Datas: 26/08/2015, 29/08/2015 e 16/09/2015 – planejamento do Projeto Corpos: expressões e impressões.
O projeto busca tratar de temas polêmicos, como gênero e sexualidade, de maneira interdisciplinar. O projeto está em andamento com grupos de estudo e planejamento.

Sessões de estudo e planejamento na Escola Centro dos Retalhistas.
Data 20.08 – planejamento na escola para acordar os horários de cada bolsista na escola e a divisão das equipes para a organização dos trabalhos a serem apresentados nos Encontros de Práticas Docentes (EPD) e Encontros Universitários (EU).
Sessões de estudo nos dias: 06 e 27 de agosto. 03 e 17 de setembro. 01, 08, 15 e 29 de outubro.
Temas de estudo: As linguagens na sala de aula. Didática e práticas de ensino de Geografia.
Data 22.10 – planejamento sobre a viabilização das atividades na escola. Estruturar a atuação do PIBID no alicerce da feira cultural.

Referências:
ALVES, André Luiz Farias; TONINI, Ivaine Maria. Práticas Pedagógicas de Geografia: caminhos percorridos em outros horizontes. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 10., 2009, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: Ufrgs, 2009. p. 1 - 10.

CHIOATO, Isabel. A leitura crítica do jornal em sala de aula.Francisco Morato, p.03-08, jul. 2008.
LEÃO, Vicente de Paula. LEÃO, Inêz Aparecida de Carvalho. Ensino da Geografia e Mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte- MG: Argvmentvm, 2008.

MUNIZ, Alexandra. A Música nas Aulas de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p.80-94, jan. 2012.

PEREIRA, E.R.M; FERREIRA, G.H.A; SANTOS, A.O. Didática e Ensino de Geografia Hoje: possibilidades e desafios. Disponível em http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.9/Art%203%20REG%20v5n9.pdf. Acesso em 27/11/2015.

SCHROEDER, Hélio. A Música como Linguagem no Ensino do Espaço Geográfico Urbano. Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, Guarapuava, p.03-38, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário