Quem somos?

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.Os projetos apoiados no âmbito do Pibid são propostos por instituições de ensino superior (IES) e desenvolvidos por grupos de licenciandos sob supervisão de professores da educação básica e orientação de professores das IES.


O Pibid da Universidade Federal do Ceará (UFC) conta com 15 subprojetos de área e 03 subprojetos interdisciplinares, a saber: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Dança, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Música (Fortaleza), Música (Sobral), Pedagogia, Química, Teatro, Educação Ambiental, Educação Inclusiva e Educação em Direitos Humanos.

O Pibid Geografia 2014

É formado atualmente por dezenove bolsistas de iniciação à docência, dois professores-supervisores e uma coordenadora de área.
O Pibid-Geografia conta com um espaço no departamento de Geografia-UFC onde são desenvolvidas as atividades de planejamentos, reuniões e sessões de estudo. A sala é composta por recursos materiais e equipamentos como livros, revistas, computadores, impressora, mesas com cadeiras, armários, estantes, entre outros, que servem de apoio para o desenvolvimento das ações propostas no projeto de Geografia.
Atualemnte, atuamos em 02 escolas públicas do Município de Fortaleza-CE na modalidade de ensino regular (Ensino Médio).

Escolas
Colégio Estadual Justiniano de Serpa
Endereço: Rua Santos Dumont, 55 Centro, Fortaleza – CE.

EEM Liceu de Messejana
Endereço: Av. Washington Soares, 7702, Messejana, Fortaleza – CE.

EMTI Maria do Socorro Alves Carneiro
Endereço: Avenida Luis Vieira, 1020, Bonsucesso, Fortaleza - CE.

Base teórica

O Subprojeto-Geografia tem uma base teórica ancorada na concepção de professor intelectual transformador, segundo a qual compreende o trabalho docente como tarefa intelectual, por oposição às concepções puramente técnicas ou instrumentais. Neste sentido, propomos uma outra racionalidade para o processo de formação dos professores, pautada na epistemologia da prática, ou seja, ação-reflexão-ação.

Ações

- Conhecimento do contexto socioespacial das escolas;
- Sessões de estudo;
- Planejamento e avaliação das ações desenvolvidas nas escolas;
- Intervenções na sala de aula (Ensino Fundamental e Médio);
- Realização de práticas cartográficas;
- Utilização das ferramentas digitais;
- Aulas de campo;
- Utilização de diversas linguagens e jogos pedagógicos;
- Minicursos, oficinas e projetos interdisciplinares;
- Participação em eventos científicos;
- Publicação de artigos em periódicos da área e similares.

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