Atividades

2017.2  

Atividades Gerais

Reuniões Gerais

Primeira reunião geral do semestre 2017.2 e recepção do novo bolsista. Dia 11.08.17;



Reunião geral, dia 25/08/17;



Reunião geral, dia 15/09/17;


Reunião Geral e recepção do novo professor supervisor da Escola Justiniano de Serpa. (11/10);


Reunião Geral 29/10;



Reunião geral do PIBID Geografia 22/11/2017;
 



Reunia geral e comemoração do aniversário da Coordenadora Profª Maria Edivani - 08/12/17;


Reunião Geral dia 22.12;


Primeira reunião de 2018 realizada no dia 15.01;

 

Encontros de Práticas Docentes e no Seminário Institucional de Iniciação à Docência 2017 (UFC)




I Jornada Universitária Negra ( I JUNE)


Realizada nos dias 20 e 21 de Novembro em comemoração a Semana da Consciência Negra. Local: Departamento de Geografia. Realização em parceria  com o Pibid geografia e o LEAT - Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais- UFC.






#FicaPIBID 30.11




Oficina


O Pibid Geografia-UFC realizou no dia 12/12/17 uma oficina de maquetes e cartografia tátil com a profa. Bianca Beatriz Roqué (UFPR). Os pibidianos agradecem pela oportunidade de aprender mais sobre cartografia escolar e inclusão. Obrigada ao prof. Tiago Vieira Cavalcante pela mediação;



Educação Inclusiva

Oficina Educação inclusiva e flexibilização curricular, em 24/01/218. Organização Pibid geografia/UFC. Ministrante professora (SME Fortaleza) Querem Hapuque Muniz, especialista em Educação Inclusiva.






Manutenção da Sala

Organização por coleção dos livros didáticos do PIBID Geografia, dia 06.10.17;



Organização da sala realizada no dia 31.01.18 pelo grupo de bolsistas;




Escola Justiniano de Serpa

Planejamentos

Reunião de Planejamento - Justiniano de Serpa 16/08;




Reunião de Planejamento -Justiniano de Serpa 23.08;


Reunião Justiniano de Serpa (tarde) - 28/08/17;


Reunião de planejamento Justiniano (05/09/17);

 

Reunião justiniano 27/09;

Justiniano 17/10/17;

Reunião Justiniano de Serpa 19/10/2017. Planejamento Enem;
 

Reunião Planejamento - Justiniano de Serpa. 1/11;


Reunião Planejamento - Justiniano de Serpa - 17/11;


Reunião de planejamento Justiniano 23/11/2017;


Reunião de Planejamento Justiniano no dia 15.01.18;




Grupo de Estudos

Tema: Estado Islâmico e Geopolítica. Dia 31.08;


Tema: Guerra na Síria. Dia  06.09;



 


Intervenções

Primeira intervenção do projeto Guerra na Síria com a turma 2°B na Escola Justiniano de Serpa realizada pelo grupo da tarde.. (12/09/2017);



2ª intervenção do Projeto Guerra na Síria - Justiniano de Serpa - 15/09 - Turma 2A;


3ª Intervenção - Projeto Síria - Justiniano de Serpa - 2D. 20/09;


Ultima intervenção do projeto sobre a Siria na escola justiniano..29/09/2017;


Abertura do Projeto Justiniano Ambiental. 16/10/2017. Momento para explicar os os principais pontos do projeto (metodologia, objetivos, cronograma), também foi feito uma dinâmica de sensibilização ambiental, e o fechamento com música;


Intervenção Aulão enem na escola justiniano de serpa dia 26/10;






Aulão Enem grupo Justiniano de Serpa 31/10/2017;



Escola Liceu de Messejana


Planejamento

 Visita ao Ecomuseu do Mangue na Sabiaguaba. Coincidentemente comemorando o dia do Mangue, dia 26 de julho;




Reunião de planejamento do Liceu de Messejana para discutir sobre a primeira intervenção do segundo semestre sobre matrizes energéticas do Brasil, dia 11.08;




Avaliando os livros didáticos dia 17/08;



Planejamento das atividades e começo da elaboração dos resumos para o EPD e EU no dia 24/08;




Registros da aula de campo no dia 02/09, no parque do Cocó, momentos de aprendizado e descontração para os bolsistas;



Reunião de Planejamento e comemoração do aniversário do Léo (Supervisor) dia 05/09;



Atividade de planejamento para a intervenção na próxima quinta-feira e para a Aula Campo a se realizar no dia 21/09/17 no Parque do Cocó, realizado no dia 12.09;



Reunião de planejamento para as próximas atividades no Liceu 19/09;


 
Planejamento Escola Liceu de Messejana no dia 26/09, construção da intervenção do Projeto Preparando para o Enem: Competências e habilidades;



Estudo e planejamento dos bolsistas da Escola Liceu de Messejana, sobre os projetos Iracema  e Preparando para o Enem: Competências e habilidades.(02/10);



Reunião de planejamento das próximas atividades da Escola Liceu de Messejana dia 10/10;





Planejamento Liceu de Messejana - 19/10/17. Planejamento do grupo de estudos;


Reunião dos bolsistas do Liceu para as próximas atividades dia 07/11;




Planejamento dos bolsistas da escola Liceu de Messejana, sobre a Intervenção do Projeto Conhecendo a UFC. (16/11);


Jornada pedagógica no Liceu de Messejana no dia 01.02.18;

Planejamento das possíveis atividades caso prorrogue o edital, realizado no dia 08.02.18 #PRORROGAPIBID



Grupo de Estudo


Grupo de Estudos Liceu de Messejana 22/09;

 

Grupo de estudo PIBID vai ao mundo, abordando a Lituânia e seus contextos. 20/10;






Grupo de estudos: PIBID vai ao mundo (14/11) abordando como tema o Paquistão;


Grupo de Estudo Liceu de Messejana 23/11;




Intervenções

Intervenção do projeto Liceu vai a campo realizada no 1º H, no dia 14/09. preparando para o campo no cocó;


Intervenção do projeto Liceu vai a campo no Parque Estadual do Rio Cocó 21/09/17;


Atividade sobre fontes de energia no Liceu de Messejana no dia 23/10;

 


Intervenção do Projeto Interdisciplinar sobre a obra Iracema realizada no Liceu de Messejana, com a visita de Benício Potyguara, dia 23.10;







Intervenção do PIBID Geografia sobre as Competências e Habilidades do Enem com os alunos dos terceiros anos do Liceu de Messejana dia 31/10;


Aula de campo nos caminhos de Iracema; culminância do Projeto Interdisciplinar Iracema, com auxílio da professora Leila e dos bolsistas do PIBID (Letras, Geografia e física). Momento de conhecer e visualizar na prática elementos trabalhados durante o projeto, proporcionando aos alunos a vivência e a valorização do espaço local. (17/11);

  

ETI Maria do Socorro Alves Carneiro

Planejamentos

Reunião de planejamento da equipe da escola MASAC. Organização de horários e escolha de projetos. Dia 11.08.17;

Reunião de planejamento com o Prof° Castro na escola MASAC, dia 18/08. Foram apresentadas as propostas de projetos para o semestre 2017.2 e acertado datas para o início das intervenções na escola, que serão realizadas em quatro turmas esse semestre;


Reunião de planejamento da equipe da escola MSAC, dia 25/08/17;


Reunião de Planejamento ETI MASAC (Sexta-feira / 01 de setembro);


Planejamento da escola MSAC sobre o projeto Previsão do tempo: identificando a Climatologia na Meteorologia - 05/09/17;


Planejamento do projeto Climatologia e Meteorologia, realizado pelos bolsistas MSAC, hoje dia 12/09;


Planejamento do Grupo MSAC - Dia 15 de Setembro;


Reunião de planejamento do subgrupo na ETI MSAC, data: 18/09;


Planejamento e organização do Projeto Conhecendo o Relevo que ocorrerá na turma do 7°ano da escola MSAC, dia do planejamento 22/09/17;


Reunião de planejamento de subgrupo. Escola ETI MSAC. Dia: 25/09/2017;


Planejamento do grupo MSAC, sobre o projeto Introdução a Cartografia, dia 27.10;


Reunião de planejamento da escola MSAC para a produção de jogos pedagógicos, 31/10/17;


Primeira etapa da criação do jogo pedagógico, equipe MSAC, 14/11/17;


Planejamento equipe MSAC, dia 16/11/7;


Planejamento da última intervenção do projeto de cartografia da escola MSAC dia 24/11;




Reunião de planejamento da escola MSAC, 08/12/17;


Reunião da equipe MSAC, dia 31 de janeiro: montagem do jogo pedagógico;




Grupo de Estudo

Grupo de estudos do grupo da escola MSAC, sobre as bases da formação do Brasil, realizado no dia 29/09/17;





Intervenções


Projeto Previsão do tempo: identificando a Climatologia na Meteorologia

Primeira intervenção do projeto "Previsão do tempo: identificando a Climatologia na Meteorologia", abordando a diferença entre clima e tempo, além da diferença entre climatologia e meteorologia, conteúdos introdutórios para as próximas intervenções. Turma do 8° ano A da escola MSAC, dia 05/09/17;



Segunda intervenção do projeto "Previsão do tempo: identificando a Climatologia na Meteorologia", abordamos os elementos, fatores e fenômenos da climatologia de maneira mais aprofundada, sendo este um conteúdo que será utilizado na próxima intervenção. Turma do 8° ano A da escola MSAC, dia 19/09/17;


Finalização do projeto "Previsão do tempo: identificando a Climatologia na Meteorologia" na turma do 8° ano A, da escola MSAC, 03/10/17. Foi explicado como é feita a previsão do tempo, após isso utilizamos diversos vídeos de previsão do tempo para explicar fatores e fenômenos da climatologia. No final, dividimos a turma em 4 equipes para montarem suas próprias previsões do tempo com base nas informações dadas no material que será utilizado para tal atividade e nos conteúdos de climatologia abordados durante o projeto;



Projeto do Oiapoque ao Chuí: Conhecendo as regiões brasileiras

Intervenção na escola MSAC do Projeto Do Oiapoque ao Chuí: Conhecendo as regiões brasileiras. Turma: 9° ano B. Data: 18/09;


Intervenção do Projeto do Oiapoque ao Chuí: Conhecendo as regiões do Brasil - Regiões Centro-Oeste e Sudeste. 9°ano C. Dia: 25/09/2017;



Intervenção do Projeto Conhecendo as Regiões do Brasil: Do Oiapoque ao Chuí. Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Turma: 9° ano B. Dia: 2 de outubro de 2017;

 


Projeto Conhecendo o Relevo

Primeira intervenção sobre relevo na turma do 7°ano C, da escola MSAC. Abordamos diversos tipos de relevo que existem no mundo e destacamos os agentes modeladores do relevo. Após isso, explicamos alguns conceitos de cartografia, pois na próxima intervenção pretendemos montar uma maquete topográfica em sala de aula com os estudantes, por isso a importância do conhecimento básico de cartografia e relevo. Levamos uma das maquetes feitas na disciplina Oficina IV para auxiliar no entendimento dos estudantes e para que os mesmos pudessem visualizar as curvas de níveis e os demais assuntos explicados durante a intervenção. Grupo da terça-feira, dia 26/09/17;



Finalização do projeto "Conhecendo o Relevo" na turma do 7° ano C, da escola MSAC. Hoje, 17/10/17, dividimos os estudantes em três equipes e cada uma ficou responsável de montar uma maquete topográfica da Serra do Juá. Levamos as camadas das curvas de níveis já desenhadas no EVA e, na sala de aula, os estudantes cortaram, montaram e colaram. O resultado foram três maquetes, onde os estudantes puderam ter uma melhor visualização das curvas de níveis e aplicaram conhecimentos da cartografia na maquete.


Projeto de Introdução à Cartografia

Primeira intervenção do projeto de Introdução à Cartografia, na turma do 8° ano A da escola MSAC. Hoje, dia 07/11/17, abordamos os principais elementos de um mapa, falamos sobre orientação e localização, além de explanar um pouco sobre projeções cartográficas;


Última intervenção do projeto Introdução à Cartografia na turma do 8° ano A, da escola MSAC. Hoje, 28/11/17, dando continuidade, falamos sobre mapas temáticos, em seguida explicamos coordenadas geográficas e fuso horário, algo solicitado pelos estudantes, pois tinham muita dificuldade de entender. Após isso, realizamos uma atividade com mapa, onde pedimos que os estudantes criassem seus próprios mapas temáticos. Para finalizar, fizemos uma dinâmica de "caça ao tesouro" para relacionar com o conteúdo das coordenadas geográficas;



2017.1

 Atividades Gerais

Reuniões Gerais

1ª reunião geral sobre o III Seminário de Geografia e Ensino e a Semana da Geografia. 03.02.2017;


Reunião geral dia 17.03.2017: Recepção de novos bolsistas e socialização das atividades para o novo semestre letivo;


Reunião Geral no dia 26.04: primeira reunião com a coordenação da Professora Alexsandra, momento de socialização dos projetos executados nas escolas e discussões sobre o III Seminário de Geografia e Ensino;


Reunião Geral no dia 03.05: organização da Semana da Geografia e Seminário de Geografia e Ensino, com a participação de integrantes do PIBID;



Reunião do Pibid para conversar sobre o III Seminário de Geografia e Ensino, realizada no dia 19/05;


Reunião Geral PIBID - Assunto: Semana de Geografia e Ensino . 26/05;



Reunião PIBID-PACCE

Primeira reunião geral do PIBID UFC do semestre 2017.1 em parceria com o PACCE, realizada no Centro de Convivências UFC, no dia 05.05.17;




Manutenção da Sala

Limpeza e organização de um dos armários da sala no dia 07.02.2017;


Contabilização dos materiais de uso do Pibid de Geografia no dia 14.02.2017;


Apresentação da sala do PIBID e acolhimento dos alunos novatos do 2017.1 no dia 13.03.2017;


Manutenção da sala para organização de nova estante com livros didáticos no dia 31.03.2017;


Semana da Geografia UFC - III Seminário de Geografia e Ensino 2017


Mesa composta por professores da educação básica e superior e estudante da educação básica.
Temática: reformas educacionais (31.05.2017);


O caminho do PIBID na construção da Geografia escolar e na formação docente: Momento de socialização das experiências do Pibid geografia pelos professores supervisores e bolsista ID (31.05.2017);


Dialogando com o PIBID - Escola, universidade e mundo: Momento de debate com os alunos das escolas que recebem o subprojeto de Geografia, com os bolsistas ID e alguns professores (02.06.2017);



Cine PIBID

Cine-PIBID realizado no dia 04 de Maio, com a apresentação do filme "Como estrelas na Terra, toda criança é especial" e a realização de um debate sobre educação inclusiva em seguida;



Escola Justiniano de Serpa

Grupos de Estudo

Sessões de Estudo e Planejamento - Justiniano de Serpa;



Intervenções

Montagem do Jardim Vertical com garrafa pet - 03/2017;



Geografia e Astronomia - Visita ao Planetário com as turmas do 1ª ano. 04/2017;




Escola Liceu de Messejana

Planejamentos

Planejamento Geral Liceu da Messejana (16/03) discussão sobre os projetos a serem trabalhados no primeiro semestre de 2017;


 Elaboração do projeto conhecendo a UFC (17/03);


Reunião dos bolsistas (09/05) planejamento  e socialização dos projetos;



Planejamento - Estudo e finalização do projeto Ilha de Calor (15/05);


Encontro  dos bolsistas do Liceu, para apresentação da proposta do projeto Ilha de Calor ao professor de Física no dia 16.05;




Intervenções

Projeto Liceu vai à Campo : Realizado no dia 25/04/2017 com o intuito de tirar as dúvidas sobre como entrar na Universidade e como ela funciona, mostrando a sua rotina na pratica, realizada com a turma de terceiro ano;



Projeto Liceu vai à Campo : SABIAGUABA. Realizado no dia 25/04/2017 com o intuito de aprofundar o que está sendo estudado em sala de aula com a turma do 1º E;


Projeto Atualidades Liceu de Messejana: Focando no Enem com os terceiros anos E , F e G . (Conflitos entre Coréia e EUA);


Projeto conhecendo a UFC  com o 3º ano E . Intervenção realizada com o objetivo de vivenciar o ambiente acadêmico e como ingressar na Universidade;




Intervenção do projeto atualidades focando no Enem com os 3 anos E , F e G . Sobre o Oriente Médio e seus conflitos;




ETI Maria do Socorro Alves Carneiro

Planejamentos

Planejamento entre os bolsistas junto do professor Castro na ETI Maria do Socorro no dia 08.02.2017;


Planejamento dos bolsistas da ETI Maria do Socorro na sala do PIBID no dia 22.02.2017;


Planejamento e construção de material para a intervenção na ETI Maria do Socorro no dia 22.03.2017;


Planejamento entre os bolsistas para as atividades seguintes do projeto, dia 31.03.2017;


Reunião com o professor supervisor. Grupo da escola MSAC. Dia 11/04/17;




Reunião de planejamento com o professor supervisor da escola MSAC. Organização de horários e atividades. Dia 26/04/17;


Teste realizado dia 27/04/17 da confecção do primeiro totó feito com caixa de papelão para a realização da intervenção sobre lixo e reciclagem onde faremos uma oficina de brinquedos reciclados que será realizada daqui a duas semanas na escola MSAC;



Preparação dos materiais necessários para a confecção do totó feito com materiais reciclados, que acontecerá na próxima terça na MASAC, realizada no dia 11.05.17;
 



Grupo de Estudo

Grupo de estudos realizado pelos bolsistas da ETI Maria do Socorro no dia 22.02.2017
Texto: "A desordem na relaçãoprofessor-alunos: indisciplina, moralidade e conhecimento".
Autor: Julio R. Groppa Aquino


Grupo de Estudos realizado pelo grupo de bolsistas da MASAC, no dia 18.05.17
Texto: Aulas tediosas, alunos alienados
Autor: Fabiano Antônio de Melo 
A discussão do texto nos permitiu abordar assuntos pertinentes a realidade das turmas nas quais estamos desenvolvendo as atividades do projeto A vida na Metrópole: água, saneamento básico, lixo e saúde.



Intervenções

Apresentação do projeto para os professores e coordenação da ETI Maria do Socorro durante a semana pedagógica da escola no dia 03.02.2017;


1ª intervenção do projeto com o tema: Introdução aos Recursos Hídricos, no dia 14.02.2017:

8º A

 8º B

9º B

1ª intervenção do projeto com o tema: Introdução aos Recursos Hídricos, no dia 21.02.2017:

 7º C

 Intervenção sobre o Rio Maranguapinho parte I: teoria e notícias sobre o rio;

 8º A - 07.03.2017


7º C - 14.03.2017

Intervenção sobre o Rio Maranguapinho parte II: construção da maquete com os aspectos de um rio;

8º A - 21.03.2017

7º C - 28.03.2017

Intervenção Saneamento Básico e Lixo I: explicando sobre o saneamento na cidade, como funciona, para quê serve e mostrando lugares em Fortaleza que possuem ou não saneamento;


8º A - 25.04.2017


7º C - 02.05.17

Participação do grupo de bolsistas do PIBID da Escola Maria do Socorro Alves Carneiro na aula de campo organizada pelo professor supervisor Castro, realizada com a turma 8º A, no dia 09.05.17. O objetivo da aula era levar os estudantes para conhecer toda a orla de Fortaleza, atentando para características importantes, como a diferença na organização sócio-espacial ao longo do litoral da cidade;


Intervenção no 8°ano C da escola MSAC dando continuidade ao tema Saneamento Básico e Lixo. Foi realizado uma oficina cujo o objetivo era mostrar como materiais, que geralmente vão para o lixo, podem ser reciclados. Com isso, escolhemos fazer um totó com os estudantes para realizar esta oficina, uma oficina de brinquedos reciclados. Dividimos a turma em 5 grupos e cada grupo montou e decorou um totó. A participação na realização desta intervenção foi geral e os estudantes adoraram. Oficina realizada no dia 16.05.2017;


Intervenção realizada no dia 06 de junho, na turma do 7°C na escola MSAC sobre o lixo na cidade, mostrando os impactos do lixo gerado pelos seres humanos, além de dados sobre a quantidade de lixo no país que acaba trazendo problemas ambientais e sociais e quanto tempo cada material demora para se decompor. Destacamos também a importância de reduzir, reutilizar e reciclar materiais, bem como a importância da coleta seletiva do lixo.


Foi realizada no dia 13/06, com a turma do 8°A, da escola MSAC, a última intervenção do projeto "Vida na Metrópole", que aconteceu através de uma pequena gincana na quadra da escola onde dividimos os estudantes em quatro equipes e de maneira bem dinâmica fizemos uma revisão dos assuntos abordados ao longo do semestre. A gincana possuía duas fases com perguntas envolvendo Recursos Hídricos, Rio Maranguapinho, Saneamento Básico e lixo, além de uma fase bônus usada para o desempate.

   
Última intervenção com uma gincana de revisão do projeto "Vida na Metrópole" realizada no dia 27/06, na turma do 7° C da escola MSAC.

 
 

SEGUNDO SEMESTRE DE 2016



Atividades Gerais

Reuniões Gerais
Primeira Reunião Geral 2016.2 para acolher os novos bolsistas dia 16/08;


Reunião Geral dia 09/09: Recepção do novo bolsista, repasses sobre a nova escola, organização de estudos e socialização das atividades.


Reunião geral dia 07/10;


Reunião Geral - Pibid Geografia (UFC). Socialização e planejamento. Em 21.10.16. Recebendo o novo professor Supervisor José Fernandes Castro. Departamento de Geografia.


Reunião Geral do Pibid Geografia UFC na Escola Justiniano de Serpa. Socialização e planejamento. Recebendo a nova bolsista Leideane Lima. Em 18.11.2016. Obrigada a professora Maria do Carmo (Cacau) pela recepção.



Reunião geral do Pibid de Geografia na Escola Justiniano de Serpa dia 02.12.2016.


Reunião geral do Pibid de Geografia na sala do PIBID no departamento de Geografia, para acolhimentos de novos bolsistas e socialização de atividades, no dia 22.02.2017.



Cine Pibid
Atividade realizada 06/09. Filme: A Onda;


Ato contra a portaria 3/31
PIBID de Geografia presente no ato contra a prtaria 3/31 no dia 06/09;


Encontros de Práticas Docentes e no Seminário Institucional de Iniciação à Docência 2016(UFC)
Turma de bolsisitas, professores supervisores e a professora coordenadora do subprojeto de Geografia no primeiro dia do X EPD (10/11);


Participação no segundo dia do X EPD (11/11);




Apresentação de Trabalhos









 


Escola Justiniano de Serpa

Planejamentos
Reunião de Planejamento - Justiniano de Serpa. 23/08.


Reunião de Planejamento e confecção de cartazes para divulgação do Aulão e tira dúvidas do ENEM. - Justiniano de Serpa. 30/08.


Reunião de Planejamento - Justiniano de Serpa. 25/10;


Planejamento-grupo Justiniano de Serpa.. 01/11;


Grupo de Estudo
Grupo de Estudos Justiniano. Texto- História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. (BITTAR, 2012);


Projeto Aulão e Tira Dúvidas ENEM
Justiniano de Serpa - Aulão e Tira dúvidas ENEM. 3ª A. - 13/09;


Justiniano de Serpa - Aulão e Tira Dúvidas ENEM - 20/09;


Aulão e tira dúvidas ENEM - Justiniano de Serpa. 04/10;




Encerramento do Projeto "Aulão e Tira dúvidas ENEM" - Justiniano de Serpa. 11/10;


Intervenções
Intervenção e visita aos Museus (Do Ceará e da Indústria) Justiniano de Serpa - 22/11.



Escola Liceu de Messejana

Planejamentos
Reunião de Planejamento, Liceu de Messejana! Preparação de novos projetos e retomada do projeto de educação patrimonial dia 17/09!


Planejamento das atividades com o grupo quase completo, Liceu de Messejana dia 22/09!


Todos planejando e organizando as atividades no Liceu da Messejana dia 27/09;


Bolsistas do Liceu da Messejana na reunião dia 06/10;


Reunião de Orientação Liceu da Messejana no dia 14/10;


Grupo de Estudo
Grupo de estudo dos bolsistas do Liceu de Messejana sobre Educação Patrimonial dia 30/09;


Projeto o uso da Informática no ensino de Geografia Física
1º INTERVENÇÃO DO PROJETO: O USO DA INFORMATICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA DIA 10/10.



Intervernção sobre Recursos Hídricos dia 28/11;



Projeto Aulão para o Enem e Uece
Primeira intervenção nos 3° anos do Liceu da Messejana com o Projeto Atualidades: Degradação dos Recursos Hídricos dia 11/10.



Resolução do TD com os alunos dos 3º anos dia 18/10;



Resolução do TD para a prova da UECE dia 08/11;



Intervenção: Acesso e permanência na Universidade, dia 13.12.2016.





ETI Maria do Socorro Alves Carneiro

Visita
Primeira visita a escola feita pela Professora Edivani e os bolsistas destinados a escola no dia 12/09;


Diagnóstico
Diagnóstico feito no dia 08/11 por alguns bolsistas;


Planejamentos
Planejamento na ETI Maria do Socorro Alves Carneiro, no dia 23/11;


Organização do relatório geral e planejamento dia 30/11 na ETI Maria do Socorro Alves Carneiro;


Intervenção: Música e regiões brasileiras.
Dia: 19.12.2016



Dia: 20.12.16


PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

Atividades Gerais
Reuniões
Primeira reunião de 2016 (11/01). Registramos a presença da Prof.ª Vilma Araújo da Universidade do Estado do Amazonas e coordenadora de área do subprojeto Geografia.


#Ficapibid

Mobilização do PIBID em Fortaleza



II Seminário de Geografia e Ensino UFC

Reunião de Planejamento do Seminário, juntamente com representantes do Centro Acadêmico Amélia Alba  (CAAA) e o Laboratório de Estudos Geoeducacionais  (LEGE).


Encontros

Atividade geral do PIBID UFC realizada em 13 de maio de 2016. Local: Auditório Ícaro Moreira/Centro de Ciências-UFC. Mesa redonda: Formação docente: aspectos legais e perspectivas para o PIBID. Com os professores Nilson, Gerardo e Carmensita.


Cine PIBID


Atividade do PIBID realizada em 03 de maio de 2016. Filme: Uma lição de vida. 



Atividade do Pibid realizada em 07 de Junho de 2016.
Documentário: Escolas ocupadas: a verdadeira reorganização.  




Escola Justiniano de Serpa
Grupo de Estudo

Texto: Educação Patrimonial: História, conceitos e processos (IPHAN).








Projeto Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza





Escola Centro dos Retalhistas
Projeto de Educação Patrimonial

Início do Projeto e início das atividades na escola


Atividade sobre a História do Bairro Benfica na Escola Centro dos Retalhistas. 




Liceu de Messejana





Atividades de 2015


Reuniões semanais

Reuniões semanais realizadas para fins de planejamento e socialização. Momento de troca de experiências das atividades realizadas nas escolas.




Curso para a utilização das ferramentas digitais Google Earth e Google Maps



Curso para a utilização do GPS




Oficina de educação e reciclagem: reutilização de caixa Tetra Pak

Escola Antônio Sales



Colégio Justiniano de Serpa



Aulas em Campo

"Trilhas de Messejana": atividade realizada pelos bolsistas da Escola Liceu de Messejana



Mapa da trilha
Visita ao Planetário Rubens de Azevedo: atividade realizada em 06 de maio de 2014 pelos bolsistas da Escola Justiniano de Serpa




Painel de debates

Desafios do Milênio: atividade realizada pelos bolsistas da Escola Liceu de Messsejana




Nordeste Turístico: atividade realizada pelos bolsistas da Escola Liceu de Messsejana



Link dos slides:

Práticas Cartográficas

Corrida de Orientação

Aula teórica
Aula teórica
Aula prática
Aula prática

Mapa Mental




Estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula: relação Terra-Sol: atividade realizada pelos bolsistas da Escola Justiniano de Serpa.




Sessão de estudo e planejamento

Planejamento dos bolsistas da Escola Liceu de Messejana. As atividades são realizadas às quartas-feiras (a partir das 15h) na biblioteca da escola.





Planejamento dos bolsistas da Escola Justiniano de Serpa. Os grupos de estudo ocorreram às quartas-feiras (a partir das 12h).



Visita ao Museu da Indústria para fins de planejamento de aula em campo. Bolsistas da Escola Liceu de Messejana e Escola Centro dos Retalhistas.


Projeto Interdisciplinar

Tabagismo: realizado pelos bolsistas do subprojeto Geografia e bolsistas do Pibid de  Química, Física,  Filosofia da  UFC e Educação  Física da UECE, na Escola Justiniano de Serpa.



Aula em Campo

Centro de Fortaleza: atividade realizada pelos bolsistas da Escola Centro dos Retalhistas no Centro da Cidade de Fortaleza. Visita a EMCETUR, Passeio Público e Museu da Indústria.




Visita ao Planetário Rubens de Azevedo: registro da Aula em Campo realizada pelos bolsistas da Escola Justiniano de Serpa. A atividade desenvolveu-se a partir de agendamento de visita no Planetário Rubens de Azevedo, no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar (Fortaleza-CE), efetivamente realizada em 02 de outubro de 2014.




Museu do Ceará: a atividade foi planejada pelos bolsistas da Escola Justiniano de Serpa no dia 05/08/2014.






Estratégias de ensino e aprendizagem na escola

Intervenção dos bolsistas na Semana Cultural da Escola Justiniano de Serpa.



Globalização e Industrialização: intervenção em sala de aula realizada pelos bolsistas da Escola Liceu de Messejana.





Projeto Interdisciplinar

Trilha Gastronômica de Messejana: mapa produzido pelos bolsistas da Escola Liceu de Messejana.

Mapa Gastronômico de Messejana
Projeto Cosmos: atividade realizada pelos bolsistas da Escola Liceu de Messejana.




Apresentações de trabalhos em eventos científicos

Encontros Universitários da UFC 2014







Banners








Encontros de Práticas Docentes 2014







Banners








Encontros Nacional das Licenciaturas

Link dos slides: 

Link dos slides:

Link dos slides: 

Link dos slides: 

Link dos slides:

Demais apresentações no Enalic 2014:
"A docência temporário no Ensino Básico"

"Educação ambiental no Ensino Fundamental II: práticas para a sustentabilidade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário